terça-feira, 7 de março de 2017

Se um dia eu tiver uma filha


Desde o tempo em que mulheres inteligentes foram queimadas na fogueira (e ainda há quem acredite que não haviam filósofas, cientistas e escritoras no passado por falta de intelecto) até hoje, muita, muita, muita coisa melhorou nesse mundo por causa da luta das mulheres que tinham consciência da submissão que as cercava. Mas hoje, quando me perguntarem porque me intitulo feminista e porque falo tanto sobre, eu vou responder que é pela minha filha que um dia vou ter. Para que o mundo dela esteja melhor.
Se um dia eu tiver uma filha, eu vou querer que ela saia na rua sem virar dado estatístico. Hoje, no Brasil, uma mulher a cada 11 minutos é estuprada. Ela e suas amigas não vão estar nessa contagem.
Ela vai poder concorrer para a mais bonita da sala se quiser ou jogar bola se quiser. Ou ser presidente da sala. E se ela crescer e quiser se candidatar, vai ter um congresso composto por um número parelho de homens e mulheres.
Se eu tiver uma filha...Ela não vai sofrer tanto vendo revistas de comportamento ou propagandas de tv. Se ela for bonita ela não vai ser taxada como fútil e quem a ouvir vai a escutar com respeito. Se ela não for tão bela  esteticamente para o padrão futuro, isso não vai acabar com sua auto estima e ela não vai deixar de fazer o que quiser por medo de ser alvo de gozação.
Eu não vou ficar com mais medo em ver ela sair para a rua do que ver meu filho. E ela vai sair usando o que quiser porque nada mais vai justificar qualquer atitude evasiva que venha a ocorrer com qualquer mulher.
Eu quero ver ela sentada num bar, com um copo de cerveja rindo. Não vão pensar que ela é fácil e quando ela gritar num gol, todos vão entender de futebol.
Se ela quiser fazer do corpo dela uma tela e se rabiscar...Ninguém vai dizer que tatuagem é coisa de “puta”.
Se ela for dona de casa, ela jamais vai ouvir que é sustentada. Se ela trabalhar fora, a beleza dela não vai definir o emprego e o ELA não vai definir salário. Ela vai trabalhar. Ela não vai para sofrer assédio.
Se eu tiver uma filha e ela for mãe solteira ninguém vai recrimina-la. Se ela não quiser casar, ela não vai ser encalhada.
Ela vai dançar, ela vai se pintar, vai conversar e ela vai beber a hora que quiser e com quem quiser e tudo bem! Ela não vai ter um namorado que vai pegar ela pelos cabelos porque ela anda "se refestelando", ela não vai sofrer tortura psicológica e achar que é a errada, ela vai ter consciência de que não se admite qualquer tipo de violência com ela!
Se eu tiver uma filha, ela vai viver livre, vai ter medos, mas os mesmos medos que os homens tem. 
Ela vai conviver com filhos de pessoas que não são machistas. Mas quando  perceber-se dentro de conversas simplórias definindo feminismo como ódio à homens, queimar sutiãs e entrar pro quartel... bem, ela vai ter conhecimento para esclarecer tudo isso e melhorar essa gente ;)

Minha mãe chegou a lugares onde minha vó não pode chegar. Eu fiz coisas que na minha idade minha mãe não pode fazer. A minha, a tua, as nossas filhas não vão ser recriminadas pelo o que ainda nos recriminam. Elas, no mundo todo, vão fazer o que muitas de nós não podem fazer hoje. 
Porque na historia do mundo, os grupos sempre se organizaram e revolucionaram. Menos as mulheres. Nós, sempre estivemos aceitando o que nos era dado, estando dispersas e, até hoje, em uma guerra velada umas contra as outras.
Se um dia eu tiver uma filha...ela e as demais não vão ser inimigas. Nenhuma intriga vai ser maior que a capacidade de se colocar no lugar da outra. Não vai mais haver tantas mulheres machistas!  Se eu tiver uma filha, ela não vai ter um pai (não mesmo) ou um irmão ou outra irmã com esse machismo velado que existe hoje. 
Se eu tiver uma filha, eu sei que esse ainda não vai ser o nosso mundo. Que ela ainda vai sofrer pelo simples fato de ter nascido mulher. Mas ela vai continuar lutando. Ela vai saber que feministas nunca mataram ninguém, nunca odiaram ninguém e sempre buscaram a igualdade de gênero e a liberdade plena da sociedade.
E se eu não tiver essa filha? Uma outra mulher, no outro lado do mundo vai ter e mulherada, essa revolução é de todas nós!

“Libertei mil escravos. Podia ter libertado outros mil se eles soubessem que eram escravos - Harriet Tubman”

Feliz Dia da Mulher à todas!

0 comentários:

 
Direito das Marias - Templates Novo Blogger